segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como cuidar do seu Coturno


DICAS

Coturno molhado? Poça d’água muito funda? Encha seu coturno com jornal para que ele absorva a umidade e deixe secar à sombra, nunca no sol, ou o couro vai começar a rachar.

HIDRATAÇÃO

Repita o processo de hidratação semanalmente, se usar o coturno com muita freqüência; se for de uso esporádico, a peça pode ser hidratada quinzenal ou mensalmente.

GRAXA

Você vai precisar de:
a) uma latinha de graxa preta;
b) uma escova de dentes MACIA;
c) uma escova de cerdas macias para lustrar sapatos, do tipo que você encontra em sapatarias mesmo;
d) uma flanela.
Certifique-se de que o coturno esteja LIMPO e SECO; a graxa só pode ser passada no mínimo DOIS DIAS após a hidratação que ensinamos no tópico anterior. Use a escova de dentes para tirar UM POUCO da graxa e passá-la sobre o couro.
O coturno ficou fosco? Não se desespere! Com a escova de cerdas macias, aquela que você comprou com o sapateiro do bairro, faça movimentos rápidos e constantes de escovação em todo o exterior do sapato, quase como se estivesse varrendo com a escova. Faça isso até seu coturno criar algum brilho.
Engraxe seu coturno no mínimo duas vezes ao mês para mantê-lo conservado ou sempre que houver necessidade, a saber: uso constante (que destrói qualquer sapato mesmo) ou quando for molhado. Mas lembre-se de nunca engraxá-lo molhado.
Essas dicas valem para qualquer sapato de couro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário